Descrição
A pílula contraceptiva utiliza hormonas sintéticas para impedir a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso, o que dificulta a entrada dos espermatozoides no útero.
Quando você toma as pílula contraceptiva corretamente, elas são altamente eficazes, com uma taxa de sucesso de cerca de 99%. No entanto, a eficácia diminui se você não as tomar exatamente como prescrito.
Efeitos colaterais:
Algumas mulheres podem enfrentar efeitos colaterais no uso de um anticoncepcional, como náuseas, dores de cabeça, alterações de humor e mudanças no padrão menstrual. É importante observar que esses efeitos variam de pessoa para pessoa.
Você pode escolher entre vários tipos de pílulas contraceptivas. As principais opções incluem as pílulas combinadas, que contêm estrogénio e progesterona, e as pílulas apenas de progesterona. Além disso, há pílulas de baixa dose e pílulas de dose regular.
Vale ressaltar que a pílula anticoncepcional não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Portanto, é recomendável usar preservativos para prevenir tanto as DSTs quanto a gravidez indesejada.
O que fazer se esquecer de tomar:
Se você esquecer de tomar uma pílula, siga as instruções na bula do medicamento ou consulte um profissional de saúde. A orientação específica pode depender do tempo que passou entre o momento em que deveria ter tomado a pílula e o momento em que percebeu a omissão.
Oferecemos-lhe um serviço de Consulta, onde utilizamos um questionário para, de forma rápida e segura, criar um plano personalizado para lidar com a sua situação.
Os nossos médicos sugerem e aprovam tratamentos de acordo com as melhores práticas vigentes em Portugal. Este serviço destina-se a situações não urgentes.
Se não se sente bem, ligue para o 112 em caso de urgência ou emergência, ou para o SNS 24 – 808242424 em situações não urgentes.
Se tiver dúvidas sobre o seu problema de saúde ou tratamento, aconselhamos a que marque uma Consulta Telefónica ou Vídeo Consulta.